1984 (George Orwell) | Clássicos da Ficção Científica #23

0

1984_capaO clássico de George Orwell, 1984, (1949), amparado pelo longa-metragem de Michael Radford (1984), se tornou uma das distopias mais conhecidas da história da ficção científica do século XX. A história de 1984 se passa em um mundo de perpétuas guerras, sistemas governamentais de vigilância onipresente e manipulação pública perpetuada por um sistema totalitarista.

Esse sistema é controlado por uma elite que persegue individualidade e pensamento independente que ela julga ser ‘crimes de pensamento’. Essa tirania é representada pela figura do Grande Irmão, ou Big Brother, em inglês, que é um grande sistema de vigilância e, não por acaso, o nome de um reality show.

O protagonista é  Winston Smith, um burocrata que trabalha no Ministério da Verdade e  responsável por reescrever a história de acordo com os parâmetros delimitados pelo Partido. No caso, ele reescreve artigos de jornais de forma que os registros históricos sempre apoiem o pensamento do partido.

Um incômodo persistente se apodera de Smith que acaba cometendo o crime mais punível nessa sociedade: o de se apaixonar. Ele é sequestrado e torturado pelo governo de modos particularmente brutais, de modo a se tornar um cidadão modelo.

Eric Arthur Blair, também conhecido como George Orwell, foi um escritor, jornalista, ensaísta e crítico nascido na Índia em 1903 e falecido em 1950. Durante sua carreira escreveu crítica literária, poesia, ficção e trabalhou com jornalismo. Porém, se tornou mais conhecido pelos seus romances 1984, que ele escreveu em 1949 e A Revolução dos Bichos que ele escreveu em 1945.

1984 é um livro de ideias, mais do que um livro de narrativas. Nesse sentido, ele é um dos mais complexos e profundos do gênero da ficção científica e que fala dos perigos do pensamento utópico usado por sistemas totalitários, ao lado de obras como Fahrenheit 451 de Ray Bradburry e Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley.

George Orwell. 1984 (1984). Tradução de Wilson Velloso. Companhia Editora Nacional. ISBN 9780451524935

Compre o livro (versão da Cia. das Letras): Amazon — Submarino — Saraiva

Comments

comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here