5 jogos indie que você deveria jogar

0

Todos nós jogadores já vimos jogos simples, de baixo orçamento e pouco conhecidos que nos deixaram pasmos diante de sua qualidade. Bom, esses são os jogos indie. Jogos independentes (ou indie) são aqueles feitos por indivíduos ou pequenas empresas, geralmente focados em inovação e que dependem de distribuição digital. Na lista temos um top 5 de grandes jogos indie que todos deveriam jogar em algum ponto, não importa qual seja sua preferencia: fps, strategy, ação, aventura…

5 – Frozen Synapse

frozensynapseFrozen Synapse é um jogo de estratégia em turnos, ou seja, cada jogador faz suas jogadas e então aguarda o oponente fazer as suas, que são então simuladas simultaneamente dando um resultado. OK, isso soou complicado, mas é mais fácil do que parece.

O jogo tem a premissa de simular uma batalha com total liberdade estratégica para os jogadores e com milhares de variáveis controláveis. Você joga controlando um esquadrão com diversos tipos de armas. Em cada turno, os jogadores têm um tempo ilimitado para dar ordens aos seus diversos soldados de forma que eles façam uma estratégia específica. Uma vez satisfeito com suas ordens, o jogador as envia para o servidor, que aguarda o oponente fazer o mesmo. O combate então se desenvolve com as ordens dadas de cada lado, baseando-se nas posições, armas e até a direção que os soldados estão olhando.

4 – FTL: Faster Than Light

Em Faster Than Light, você tem controle de uma nave com um motor FTL (Faster than light, ou “mais rápido do que a luz” em tradução livre) e de sua pequena tripulação. Seu objetivo é transportar informações cruciais para os restos da frota da Federação pelos 8 setores do jogo. O jogo é estratégia em tempo real, em que se joga batalhas entre naves usando os vários armamentos.

Existem 10 tipos de naves, cada uma com até três designs próprios. E cada nave tem suas armas e ss_052d698926073e8d407a864f0e63a486af24ec0d.600x338tripulação própria, de forma que cada uma tem uma foram de se jogar. As naves são divididas em Sistemas e Sub-sistemas como armas, escudos, oxigênio, portas e motores, que podem ser destruídos durantes as batalhas, assim se cria o elemento de estratégia do jogo.

Existem também as 7 raças: Humana, Slugs, Rockmen, Engi, Zoltan, Crystal e Lanius. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens no jogo, de forma que uma boa tripulação geralmente é constituída por uma mistura delas. Os Engis por exemplo, tem um bônus em reparo e uma redução de dano, já os Mantis, tem dano extra e redução de reparo.

A grande diversão desse jogo é que cada vez você tem uma história diferente, assim como muitas vezes você acaba se aproximando de seus tripulantes e vê-los morrendo pesa no coração. Os diversos achievements da Steam são referencias à cultura pop, como ao nosso querido HAL 9000, o que dá ainda mais graça ao jogo.

3 – Creeper World 3

A coleção Creeper World atingiu seu apogeu com o terceiro jogo da saga. O primeiro jogo teve grande aceitação, mas o segundo foi considerado um fiasco (que eu concordo). Em seu terceiro jogo, a Knuckle-Cracker fez um jogo que uniu as varias mecânicas dos jogos anteriores num grande sucesso.

cw3ss3Para simplificar a história, no ano de 13.271 a humanidade colonizou milhares de mundos, até que um dia “algo” caiu do céu sem motivo ou razão. 50 mundos foram perdidos no primeiro dia, 500 bilhões de vidas acabaram. Nada podia parar o que veio a ser chamado de “Creeper”, aquilo não queria nada, nem se interessava por negociações. Parecia que seu único propósito era acabar com tudo que era humano. Os últimos sobreviventes da humanidade se juntaram num planeta chamado Hope. Seguindo as visões de um velho louco, uma grande cidade para 50 milhões sobreviverem foi construída de modo a  viajar de mundo em mundo evitando o Creeper.

No jogo, você tem a Odin City, que é de onde toda sua energia, munição e construção se originam. Se você perdê-la, o jogo acaba. Em cada planeta visitado você tem um mapa diferente e portanto é preciso usar várias estratégias. Você conta com diversos tipos de armas e defesas para lutar contra o Creeper. Na maioria dos mapas, seu objetivo é destruir todos os produtores desse Creeper da forma que preferir.

O jogo conta com uma campanha que abre outras áreas, como a “Prospector Zone”, a “Tormented Space” e o “Alpha Sector”. Cada um deles contem mapas únicos: o Alpha Sector são mapas criados pelos desenvolvedores, o Tormented Space tem como objetivo libertar do Creeper o máximo de sistemas e o Prospector Zone tem como objetivo coletar o máximo de artefatos quanto possível.

2 – Prison Architect

Já imaginou como seria cuidar de uma prisão? Quem criou Prison Architect certamente pensou. O jogo12076 tem um nome bem lógico, construa sua prisão e mantenha os detentos dentro dela. O jogo ganhou um prêmio BAFTA em 2016 na categoria “Persitent Game”.

Começando com um terreno vazio e uma soma em dinheiro, seu objetivo é construir uma prisão. Construir a celas, cafeterias, área de escritórios, salas médicas, pátios, cuidar da geração de energia e água. Também tem que contratar guardas, cozinheiros, zeladores e médicos. Basicamente, o serviço completo.

A partir daí você pode fazer o que quiser com sua prisão, vendê-la e usar o dinheiro para começar uma maior? Ou transforma-la numa prisão de segurança-máxima? Ou em um confortável centro de re-habilitação?

1 – Kerbal Space Program

Como em muitas coisas, guardamos o melhor para o fim. Kerbal Space Program tem uma ideia simples: coloque seu foguete pra voar e reze muito para que não exploda. Acho que vou ter de elaborar um pouco mais. No jogo, você gerencia o KSC (Centro Espacial Kerbal), nele você tem diversos recursos a sua disposição, mas seu mais usado é a construção de foguetes. Com centenas de partes, construir um foguete é bem divertido, principalmente evitar que ele exploda ou caia.

2862020-kerbalspaceprogram-3Uma vez construído o foguete, o jogo demonstra a física em tempo real do lançamento do foguete, desde a resistência do ar até a influência da gravidade num voo orbital. Dessa forma, é um desafio aos iniciantes pilotar a nave.

O sistema de Kerbin, é constituído de vários planetas, luas e uma estrela (Kerbin). Você tem total liberdade para explorar o sistema desde seja um bom construtor de naves e um piloto melhor ainda.

Em suas mais recentes atualizações, o jogo conseguiu colaboração da NASA (National Aeronautics and Space Administration) que permitiu aos desenvolvedores a criação de inovações como poder realmente pousar e até mudar a órbita de um asteroide. O jogo foi oficialmente lançado no dia 27 de abril de 2015, antes disso estava em sua fase Alpha e Beta.

Comments

comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here