A Noiva Fantasma – A morte de outra perspectiva

noiva_fantasma

A Noiva Fantasma, de Yangsze Choo, é um livro que trata do sobrenatural da cultura chinesa e malaia, não tão conhecida no ocidente. Li Lan é uma jovem pedida em casamento pela família de um morto. Para se esquivar desse casamento fantasma, ela se coloca em uma posição em que precisa decidir o que é mais importante em sua vida e aprender a lidar com o mundo dos mortos. Entre viagens sobrenaturais, superstições e fantasmas, Li Lan enfrenta uma aventura pelo Outro Lado em uma alucinante aventura por uma mitologia não muito difundida, mas certamente bastante complexa e cheia de mistérios.

A narrativa pode parecer ligeiramente infantilizada, o que foi bastante criticado, mas é preciso levar em conta a criação de Li Lan, o contexto e a época em que ela viveu. Por outro lado, é possível sim afirmar que a personagem é ingênua, mas isso não necessariamente é ruim, desde que sirva ao propósito da narrativa.

De qualquer forma, A Noiva Fantasma é muito bom pela parte cultural, histórica e mística que apresenta, mesmo que de forma não tão aprofundada quanto esperava. É um livro de leitura leve e, por ser em primeira pessoa, é preciso lembrar que o narrador não é nem confiável, nem onisciente.

Compre o livro e ajude o site!

Yangsze Choo. A Noiva Fantasma (The Ghost Bride). Tradução de Leandro Durazzo. Editora Dark Side. 2015. 360 páginas. 

O livro foi enviado como cortesia por conta da parceria entre o Who’s Geek e a Dark Side. Encontre a Dark Side nas redes sociais: Twitter / Facebook / Instagram / YouTube / G+

Gabriela Colicigno

Jornalista, ruiva, nerd, geek e louca por chocolate. Passa a maior parte do tempo do dia no computador, vendo seriados no Netflix, lendo um livro, ouvindo música ou brincando com os gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *