Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley) | Clássicos da Ficção Científica #24

admiravel_mundo_novo_capaEm Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley imagina uma sociedade assustadoramente parecida com a nossa. A história do livro se passa no ano 2540, ou 632 depois de Ford. Ford, na obra, é Henry Ford, pioneiro da indústria automobilística norte-americana, e que, no romance, atingiu um status quase divino.

Nessa sociedade, as classes sociais são criadas via engenharia genética. As classes mais baixas, são geneticamente alteradas para serem menos inteligentes, enquanto as classes mais altas têm habilidades cognitivas maiores, e cumprem funções diferentes. O livro acompanha os personagens Lenina Crowe e Bernard Marx que, durante uma visita a uma reserva de “selvagens”, trazem de volta consigo um rapaz chamado John que se torna uma celebridade instantânea no mundo imaginado por Huxley.

Toda a sociedade de Admirável Mundo Novo é voltada para a felicidade dos seus cidadãos, não importando o custo. As pessoas são “programadas” para serem felizes, desde que são bebês: autofolantes ficam repetindo palavras na cabeça das crianças enquanto elas dormem e aos adultos usam psicotrópicos para se livrarem de sentimentos de solidão e tristeza. O mundo também é construído em cima dos conceitos do fordismo: a fabricação em massa, a homogeneidade e o consumo de bens descartáveis.

Aldous Leonard Huxley foi um prestigiado escritor, ensaísta e filósofo inglês, nascido em 1894 e falecido em 1963. Apesar de ter escrito muita coisa durante carreira, ele se tornou mais conhecido pelos seus livros As Portas da Percepção, de 1954, e Admirável Mundo Novo, de 1932. Considerado um pacifista, um humanista e um sátiro, Huxley foi indicado ao prêmio Nobel de literatura sete vezes.

Admirável Mundo Novo é um romance complexo e intricado que previu muitas das características da sociedade contemporânea, incluindo a busca incessável pela felicidade à qualquer custo. Assim como os escritores Ray Bradburry e George Orwell, Aldous Huxley, nos mostra como é fácil para os indivíduos serem engolidos por sistemas autoritários com promessas de felicidade e sociedades perfeitas.

Adous Huxley. Admirável Mundo Novo (Brave New World). Tradução de Vidal Serrano e Lino Vallandro. Editora Biblioteca Azul. ISBN-10: 8525056006. ISBN-13: 978-8525056009

O livro foi cedido para resenha pela Editora Biblioteca Azul.

Compre o livro: Amazon — Saraiva — Submarino

Roberto Fideli

Jornalista e mestrando da Faculdade Cásper Líbero. Fanático por cinema, desenhos japoneses, fantasia e ficção científica. Seu sonho é ser piloto de naves espaciais, mas não tem coordenação motora para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *