All Souls Trilogy – Deborah Harkness

capa_a_descoberta_das_bruxas_all_souls+capa

Por Ana Iaria

Sabe quando você vai passear na Kindle Store à procura de algo para ler? Encontra uma sinopse de mais um livro com vampiros, bruxas e quetais. Ah não, outro Twilight? Outro True Blood? Bom, como a moda vampiresca não passou, vamos lá dar um crédito de confiança para A Discovery of Witches (A Descoberta das Bruxas). Não posso comentar sobre a tradução do livro, pois li no original, mas sei que a tradutora, Márcia Frazão, é ótima e sabida das bruxarias e magias. A autora, Deborah Harkness, é historiadora e sabe contar uma história. Obviamente, há historiadores que são bons para lecionar, mas não contar uma história. Ela sabe.

Biblioteca Bodleian, um dos tesouros do conhecimento, antiga, majestosa, a biblioteca da Universidade de Oxford, que permeia toda a linda cidade antiga e medieval. Eu entrei para conhecer a biblioteca, mas nunca tive o privilégio de me sentar e ler em seu vetusto ambiente. Seus tesouros são incomporáveis e desde sua criação, há 500 anos, recebe um exemplar de cada livro publicado no Reino Unido. Isso sem esquecer os inestimáveis manuscritos, incunabula, livros antigos.

Mas de volta ao que interessa. Diana Bishop, descendente de Elizabeth Bishop das bruxas de Salém, historiadora especialista em alquimia, solicita um manuscrito. Diana descende de uma longa linhagem de bruxas mas não usa seus poderes. Logo saberemos por quê. Eis que a presença deste manuscrito, que se mostra, encantado, atrai a presença de vampiros e daemons. Vampiros lindos, frios, violentos, calculistas e sedutores; daemons artistas, instáveis, inseguros e brincalhões; bruxos bons e maus, traiçoeiros e ambiciosos. E os humanos. Sua atração é um vampiro, Matthew de Clermont, de 1500 anos lindo (claro), alto, rico e cientista (alguém já viu vampiro pobre e feio?). E começa a história.

Logo se descobre que o mundo é habitado por 4 tipos de criaturas. E o que se segue nos dois primeiros livros é um mundo repletos de criaturas, história, traição e a luta por um manuscrito que é a chave da árvore alquímica da criação.

O segundo livro, Shadow of Night (Sombra da Noite), é um passeio pela Inglaterra Elizabetana – sim, ainda é possível percorrer aquelas ruas e becos na Londres moderna. De Londres, nossos personagens, passam pela França até  Praga, onde localizam o manuscrito. Praga é uma escolha interessante por dois fatores históricos: o centro da alquimia na Idade Média, onde existe o Beco dos Alquimistas, uma rua onde eles se concentravam, a lenda do Golem de Praga e onde fica a segunda universidade mais antiga do mundo, Charles ou Králové University.

Intriga, emoção, traição, amor e lealdade é o que espera vocês nestes 2 livros da All Souls Trilogy. Como pessoas modernas que são, Diana Bishop e Matthew de Clermont, têm perfis no Facebook. The Book of Life, o terceiro livro, tem lançamento previsto para 15 de julho  de 2014 em edição capa dura, e-book e audiobook no Canadá, EUA, Reino Unido e Irlanda.

All Souls refere-se ao mais exclusivo dos colleges em Oxford. Apenas acadêmicos de alto saber e renome entram e não lecionam, são pesquisadores. No Brasil, a série é publicada pela Rocco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *