Broken Age – O segundo ato do puzzle

0

Um garoto viajando no espaço sem qualquer contato com o mundo exterior. Uma menina que precisa proteger sua vila de uma terrível criatura que exige jovens moças como sacrifício. O segundo ato de Broken Age conclui a história de Shay e Vella, dois jovens que tentam escapar de seus próprios mundos. Durante a primeiro parte, os dois tentam compreender o ambiente em que vivem e mudá-lo de alguma forma; na segunda, eles são jogados para fora de sua zona de conforto.
BrokenAge 2015-05-14 22-49-06-08

Broken Age é um jogo confortável no estilo point-and-click. Seu cenário é adorável e os personagens são carismáticos, com várias frases engraçadas e opiniões sarcásticas. Os puzzles são bem diferentes entre os dois atos do jogo, lançados em janeiro de 2014 e abril de 2015 respectivamente, o que é um obstáculo para o jogador, que tem que se adaptar a dois estilos diferentes de desafios. A mudança do primeiro ato para o segundo, no entanto, é mais negativa do que positiva para o jogo.

BrokenAge 2015-05-15 20-30-28-85O Ato 1 apresenta os dois mundos para o jogador, cada um com suas particularidades. Vella, dublada pela atriz Masasa Moyo, está prestes a ser oferecida no sacrifício anual para o monstro Mog Chothra, única ação que pode proteger a vila por mais um ano, plano que ela pretende sabotar por acreditar que o monstro pode ser derrotado. Enquanto isso, Shay vive em um ambiente hermético, uma espaçonave completamente controlada pela Mãe, uma figura vista apenas através de telas, que está em todos os ambientes e tem controle sobre as funcionalidades da nave e sobre a vida de Shay.
BrokenAge 2015-05-15 20-37-22-56

Durante a primeira parte do jogo você ajuda Vella não apenas a descobrir uma forma de derrotar o monstro, mas também a convencer outras pessoas de que é possível fazê-lo. Você parte atrás de Mog Chothra, vila após vila, buscando ainda salvar as outras jovens no caminho. O outro personagem, Shay, só decide escapar de sua vida monótona e de sua Mãe depois de encontrar Marek, uma personagem misteriosa que apela para a fome de aventure de Shay para convencê-lo de que ele tem uma importante missão a cumprir.

No Ato 2 há uma troca de ambientes. Após terem suas realidades quebradas e serem forçados a rever sua própria realidade,  Shay e Vella passam a explorar o mundo um do outro e as peças que ficaram soltas no Ato 1 se encaixam, em uma busca para derrotar o famoso Mog Chothra e desvendar mistério por trás dele, que inesperadamente junta as vidas dos dois protagonistas muito antes deles perceberem. Dizer que o Ato 2 mantém o ritmo do primeiro, no entanto, seria um exagero.

BrokenAge 2015-05-21 17-22-53-27Enquanto o Ato 1 tem um bom ritmo de narrativa e puzzels razoavelmente fáceis, nada que prende o jogador por muito tempo, o Ato 2 é apressado, o uso dos mesmo cenários é repetitivo e os puzzles são muito mais complexos, fazendo você querer procurar as respostas por fora do jogo em vez de ficar andando por todos os mapas para tentar entender o que está acontecendo, já que as regras sobre como os puzzles funcionam foram alteradas sem aviso para o jogador. Isso ocorreu provavelmente por causa dos problemas que o estúdio Double Fine Productions enfrentou durante a produção do jogo. Mesmo arrecadando cerca de 3 milhões de dólares pelo Kickstarter, o estúdio precisou dividir o jogo em duas partes (com mais de um ano entre os lançamentos) e investir dinheiro arrecadado com outros de seus jogos. Este é provavelmente o motivo do uso de cenários e personagens repetidos na segunda parte de Broken Age.BrokenAge 2015-05-21 19-26-36-81

Eu tenho um pé atrás com jogos point-and-click: eu adoro esse tipo de jogo, mas me canso deles facilmente, então procuro jogar os que são mais curtos. Enquanto o Ato 1 de Broken Age foi tranquilo, o Ato 2 foi exaustivo, com puzzles que saem da lógica do Ato 1 e uma história fraca com um final apressado. Mas, apesar disso tudo, Broken Age foi um jogo que me conquistou. No final, seus pontos positivos me pareceram mais fortes que suas falhas.

Comments

comments

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here