Cinco Livros Para Começar a Ler Ficção Científica

Para você que quer se aventurar nos mundos incríveis da ficção científica, nós selecionamos cinco livros que você pode conferir para começar a ler esse gênero maravilhoso.

5. Fahrenheit 451 – Ray Bradbury 

Fahrenheit 451 é a obra prima do escritor Ray Bradbury. Ela foi publicada em 1953 e é também uma boa introdução ao subgênero da distopia, que está tão em voga hoje em dia. Nesse mundo criado por Bradbury, os livros são proibidos e o departamento de bombeiros é responsável por queimá-los. A posse de um livro é considerado um crime, punido com prisão. No entanto, o protagonista, um bombeiro, acaba se fascinando pelos livros e tudo o que eles tem a oferecer, tornando-se, assim, um alvo de seus próprios colegas. Fahrenheit 451 é um livro curto e fácil de ler, e que surpreende pelas semelhanças assustadoras que ele tem com o nosso mundo contemporâneo.

4. Jogos Vorazes – Suzanne Collins

Sucesso mundial que rendeu quatro filmes multimilionários, Jogos Vorazes pode parecer uma escolha estranha, mas, na verdade, é uma boa introdução à ficção científica e ao subgênero da distopia. Num futuro distante, crianças são colocadas numa arena para lutarem até a morte enquanto a televisão acompanha o brutal espetáculo. Uma garota chamada Katniss se voluntaria para salvar sua irmã, sem saber que suas consequências desencadearão uma revolução. Jogos Vorazes é uma série de livros simples, mas com argumentos complexos, mais profundos do que se imagina.

3. O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams

Obra prima da literatura de humor britânico, O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma introdução bacana para a ficção científica, especialmente se você estiver interessado em uma obra que tira sarro de histórias de ficção científica. O humor pode ser muito estranho, e é desaconselhável lê-lo no metrô, mas a série criada por Douglas Adams na verdade tem muito mais sob sua superfície do que pode parecer à princípio. É uma leitura leve, rápida e fácil. Se você entrar no clima, claro.

2. O Jogo do Exterminador – Orson Scott Card

Um dos melhores romances de ficção científica já escritos, O Jogo do Exterminador pode ter uma proposta que parece boba, à princípio, mas, conforme a história avança, ela cria camadas e camadas de complexidade umas sobre as outras. Para deter uma possível invasão alienígena, o governo da Terra recruta crianças e as treina em uma estação espacial para que elas liderem tropas no futuro. Antes que você pense que esse livro se trata de Harry Potter no espaço, esteja avisado: este é um livro que, embora escrito de forma simples, postula questionamentos muito complicados e arquiteta um final impressionante.

1. Eu, Robô – Isaac Asimov

Eu, Robô é, provavelmente, a melhor obra para quem quer ser introduzido à ficção científica. A coletânea de contos publicada por Isaac Asimov em 1950 estuda a relação entre os humanos e a tecnologia. É um livro curto, escrito de forma bastante simples e muito divertido, mas que dá uma noção das obras seguintes do autor e muitos dos argumentos que são desenvolvidos pela ficção científica em geral. Não há livro melhor do que esse para começar a se aventurar nesse gênero.

Compre livros para começar a ler ficção científica na Amazon e ajude o canal!

Roberto Fideli

Jornalista e mestrando da Faculdade Cásper Líbero. Fanático por cinema, desenhos japoneses, fantasia e ficção científica. Seu sonho é ser piloto de naves espaciais, mas não tem coordenação motora para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *