O Circo dos Sonhos

circo_da_noite_capa

O circo chega sem ser anunciado. Simplesmente está lá, quando ontem não estava. Um cartaz diz: “Abre ao cair da noite, fecha ao amanhecer”.

O Circo da Noite é, honestamente, um dos melhores livros que eu li em toda a minha vida de bookworm, isso se não for o melhor.

O livro fala do Le Cirque Des Revês (O Circo dos Sonhos), um circo mágico e misterioso que vai de cidade em cidade sem ser anunciado. Esse circo é completamente preto e branco – desde as listras em suas tendas, aos figurinos e até a chama de sua fogueira central – e abre somente à noite. Só que, o que poucos sabem, é que dentro desse circo acontece uma competição entre dois jovens mágicos que não sabem quem é o seu oponente e o circo é só o cenário e um modo de escondê-la.

O livro tem UM MONTE de personagens em épocas diferentes, mas a Erin Morgenstern escreveu tão bem que eu nunca me senti perdida sobre quem era quem. Além do mais, os personagens são espetaculares! Eu não posso deixar de comentar que me apaixonei pela história de Poppet e Widget – gêmeos com cabelos incrivelmente ruivos que nasceram na noite de estréia do Le Cirque Des Revês, filhos dos domadores de gatos selvagens. Penelope Aislin Murray (Poppet) é uma garota que consegue ver o futuro nas estrelas, e mesmo que suas visões não sejam claras ela consegue prever quando algo de bom ou ruim irá acontecer. Winston Aislin Murray (Widget) consegue ver o passado das pessoas ao olhar para elas, e desde pequeno conta essas histórias para sua irmã quando ela está com muito medo das visões que teve.

circo_da_noite_2

Outra coisa muito legal da história é o fato de que, em certo ponto do livro, passa a existir um fandom de pessoas que já visitaram o circo e querem compartilhar suas experiências, e para se diferenciarem do resto dos visitantes vestem roupas em preto e branco com só um detalhe em vermelho. Esses fãs se nomeiam Reveurs (Sonhadores).

O livro é dividido em cinco partes, sendo que as primeiras são bem mais lentas e eu não conseguia largar ele nas últimas. O Circo da Noite é 365 páginas de pura magia e agora se tornou o meu livro favorito, e provavelmente deixará todos os leitores com vontade de entrar no circo e ver o Jardim de Gelo ou o Labirinto das Núvens ou a Árvore dos Desejos.

Eu sei que existe toda essa história de “não julgue o livro pela capa”, mas a capa é maravilhosa! Pra falar a verdade, não só a capa, o livro inteiro é lindo. A lombada e algumas páginas são listradas e o livro inteiro é em preto e branco com alguns detalhes em vermelho.

Aqui no Brasil esse livro não é muito conhecido, mas eu já vi um monte de BookTubers gringos falando sobre ele, e você pode achar várias fanarts maravilhosas na internet. Eu descobri ele quando a inglesa Carrie Hope Fletcher recomendou nesse video. Os direitos dele foram comprados pela Summit Entertainment e por David Heyman (que são os produtores dos filmes da série Harry Potter) em 2011, mas ainda não está prevista uma data para a estreia, infelizmente.

Ah, e também é bom deixar avisado que você pode chorar no final desse livro. 😉

Erin Morgenstern. O Circo dos Sonhos (The Night Circus). Editora Intrínseca. Tradução de Claudio Carina. 365 páginas.

Natalia Ivonica

15 anos, futura escritora, cineasta e viajante pelo tempo e espaço. Nerdzinha de 1,70m que passa o tempo livre lendo ou vendo séries, filmes e videos no YouTube.

Um comentário em “O Circo dos Sonhos

  • 30/11/2014 em 11:26
    Permalink

    Oi, Natália.
    Achei seu texto na busca do google, porque estou vendo resenhas deste livro, e gostei do seu texto. Também pretendo ler este livro por conta das várias recomendações que recebi de amigos de várias idades, partes do Brasil e de fora dele.
    Achei imensamente lindo o acabamento quando o vi na livraria (adoro esta parte de cheiro do livro novo, sentir a textura do papel etc. *_*).
    Uma coisa que fiquei curiosa foi porque não citou o tradutor, revisor, autor, editora, preços e esse tipo de informação como vejo em muitas outras resenhas. Apenas isso que deixo a dica para que ficasse um pouco mais completo seu texto.
    bjos, xoxo

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *