Geek Arcade #1 – Fallout 1 e 2

A humanidade sempre teve certo guilty pleasure em imaginar seu próprio fim: como a natureza seria destruída, como civilizações inteiras seriam dizimadas, se alguns sobreviveriam e como seria a vida nesta nova terra devastada. Fallout e Fallout 2 foram extremamente bem sucedidos ao explorar o mundo depois uma grande guerra nuclear. maxresdefault

Os jogos da série Fallout seguem uma linha de tempo bem elaborada, que começa com os testes de bombas atômicas da Segunda Guerra Mundial, mas diverge da história verdadeira depois de 1945. Após o Japão se render, o universo de Fallout passa por diversos eventos catastróficos, como problemas políticos nos EUA, o fim das reservas de petróleo no mundo e o início de uma guerra nuclear em pequena escala. As coisas começam a complicar quando a China invade o Alaska, ato que os EUA respondem invadindo a China, e é o antagonismo entre os dois países que leva à sequência de explosões nucleares que arrasa todo o planeta.

Felizmente para os humanos, a Vault-Tec Corporation construiu inúmeros vaults, abrigos nucleares, e é aqui que começa a história do primeiro Fallout. Você é o descendente dos humanos que sobreviveram 85 anos atrás, mas o chip que filtra toda a água do seu abrigo Vault 13 quebra e você é mandado para a wasteland, as terras devastadas da superfície, para encontrar um novo chip. Sem conhecer nada do mundo exterior, você precisa explorar um mundo de mutantes, radiação, gangues e violência que irão colocá-lo no meio do conflito entre a Brotherhood of Steel e a organização Children of the Cathedral.

fallout-0403A aventura de Fallout 2 começa 79 anos depois do fim do primeiro jogo, em uma tribo que diz ser descendente do grande Vault Dweller (algo como “Morador do Abrigo”, em inglês), protagonista do primeiro jogo. A história começa de forma semelhante: a tribo está sofrendo com uma severa seca e você, O Escolhido, deve partir e encontrar um Garden of Eden Creation Kit (Kit de Criação do Jardim do Éden), um dispositivo de terraformação que pode salvar seu povo. Um dos pontos mais interessantes de Fallout 2 é poder verificar a consequência dos atos do Vault Dweller no primeiro jogo, como os mutantes e as cidades, e ouvir alguns falando sobre o primeiro protagonista, seja com admiração ou desprezo.

Os dois primeiros jogos da série trazem um ambiente fantástico, com um cenário imersivo e envolvente, cheio de histórias, personagens e locais a serem explorados que deixam esse universo ainda mais rico, no melhor estilo RPG. A criação de personagens também traz uma liberdade razoável, podendo-se dividir os pontos de atributos entre Força, Percepção, Resistência, Carisma, Inteligência, Agilidade e Sorte, além de inúmeras habilidades diferentes e específicas, que permite que os protagonistas consigam diversas reações dos personagens com quem podem interagir.

O esquema tático de batalha acrescenta pontos positivos aos jogos, principalmente quando você consegue aliados que te seguem durante a sua jornada. A grande variedade de armas também é empolgante, mesmo que a especificidade das habilidades com armas sejaInto_the_desert uma dificuldade no começo, por ser muito ampla. Os dois primeiros jogos da série Fallout fazem um trabalho excepcional ao juntar todos os pontos de um bom RPG com maestria, e mesmo com os gráficos antigos é possível aproveitar um dos melhores jogos de cenário pós-apocalíptico. Afinal, não é sem motivo que a série continua conquistando novos jogadores.

Jogo: Fallout e Fallout 2
Desenvolvedora: Black Isle Studios
Distribuidora: Interplay Entertainment
Plataformas: PC e Mac
Data de Lançamento: Fallout 1 – 15 nov 1997
Fallout 2 – 30 set 1998
Preço: Cerca de R$20,00 cada um

Yolanda Moretto

Jornalista, geek, rato de biblioteca, gamer. Formada pela Faculdade Cásper Líbero, atualmente estuda Ciências Sociais na USP e trabalha com assessoria de imprensa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *