Previsões do Oscar: Quem vencerá, quem deveria vencer e porquê?

Com a premiação mais importante do cinema internacional se aproximando, a equipe do Who’s Geek preparou uma matéria especial, analisando as principais categorias, com Roberto Fideli prevendo qual filme levará os principais prêmios. Confira abaixo:

  • Melhor filme:

A disputa para o prêmio de Melhor Filme, em 2014 está entre as mais acirradas e imprevisíveis da história da competição. 12 Anos de Escravidão e Gravidade são os dois favoritos e irão disputar pau a pau as principais categorias, enquanto Trapaça corre por fora como outro possível vencedor.

12 Anos de Escravidão, dirigido por Steve McQueen (Shame), conta a história de Solomon Northup, um homem negro nascido livre em Nova York que é sequestrado e vendido como escravo alguns anos antes da Guerra Civil Norte-Americana. Em contrapartida, Gravidade, de Alfonso Cuarón (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e Filhos da Esperança), é uma aventura espacial onde dois astronautas ficam à deriva depois que sua nave é destruída por fragmentos de um satélite.

A Academia jamais premiou um filme de ficção científica, desde 1929, ano da primeira premiação. 12 Anos de Escravidão, no entanto, se enquadra num perfil de filmes premiados pelo Oscar. Conta uma história verídica, com uma mensagem política contundente e, assim como seu principal rival, foi feito com maestria, delicadeza e uma cinematografia extraordinária. Gravidade ainda é o melhor filme, uma obra que desafia os limites da tecnologia do cinema, e expande o futuro do que os próximos filmes serão. No entanto, 12 Anos de Escravidão ainda é o favorito ao Oscar, dia 2 de março, já tendo levado a maioria dos principais prêmios, incluindo o Globo de Ouro e o BAFTA.

Veredicto:

Quem irá vencer: 12 Anos de Escravidão
Quem deveria vencer: Gravidade

  • Melhor diretor:

Não parece haver muita dúvida, neste estágio da competição, com relação ao vencedor do prêmio de Melhor Diretor. Alfonso Cuarón venceu todos os principais prêmios na categoria, incluindo o Globo de Ouro e o mais importante: o Directors Guild Award. Por quê esse prêmio é tão importante? Por que ele tem o hábito de prever quem será o vencedor do prêmio no Oscar. Desde 1938, o vencedor do Prêmio do Sindicato dos Diretores só falhou em vencer o Oscar meia dúzida de vezes. E como o Oscar tem o hábito de dar o prêmio para o diretor E para o filme, isso explica por que Gravidade ganhou força na competição e é apontado por alguns críticos como favorito ao prêmio de Melhor Filme. No entanto, ainda acho muito difícil que 12 Anos de Escravidão vá perder o Oscar, o que significa que Steve McQueen muito provavelmente levará o prêmio de melhor diretor.

Veredicto:

Quem irá vencer: Steve McQueen (12 Anos de Escravidão)
Quem deveria vencer: Alfonso Cuarón (Gravidade)

  • Melhor Ator:

É outra disputa acirrada, com Leonardo DiCaprio e Matthew McConaughey estão colecionando prêmios e indicações. DiCaprio recebeu sua quinta indicação, enquanto McConaughey, a sua primeira. O segundo é o favorito ao prêmio, interpretando um homem morrendo de AIDS que viaja ao México para comprar medicamentos não aprovados nos Estados Unidos. Eis um ator que começou com muita promessa e se perdeu em comédias românticas para finalmente encontrar seu caminho e se tornar o grande ator que ele prometeu no começo da carreira. Uma pena para as fãs mais ávidas de DiCaprio, que provavelmente vai ficar em segundo lugar mais uma vez.

Veredicto:

Quem irá vencer: Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)
Quem deveria vencer: Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)

  • Melhor Atriz:

Eis uma disputa que parece não ter concorrentes. Cate Blanchett é a favorita disparada pelo seu papel em Blue Jasmine, onde ela interpreta uma mulher economicamente avantajada que é traída pelo marido e se muda para a casa de sua irmã. A única que tem alguma chance de roubar seu prêmio é Sandra Bullock, pela extraordinária interpretação da astronauta Ryan Stone em Gravidade. No entanto, na sequência de 13 minutos de abertura do filme, seu corpo é digitalizado e somente seu rosto é real. Como aconteceu com Brad Pitt em O Curioso Caso de Benjamin Button, atuações com auxílio de tecnologia não são bem vistas pela Academia.

Veredicto:

Quem irá vencer: Cate Blanchett (Blue Jasmine)
Quem deveria vencer: Sandra Bullock (Gravidade)

  • Melhor ator coadjuvante:

Mais uma categoria em que provavelmente não haverão surpresas. Jared Leto, o vocalista da banda 30 Seconds To Mars finalmente conseguiu um papel merecedor de seu talento, como um transexual com AIDS em Clube de Compras Dallas. Sua corajosa performance rendeu sua primeira indicação ao Oscar, e ele provavelmente levará o prêmio. Michael Fassbender é o único que pode roubar a estatueta pela atuação em 12 Anos de Escravidão, mas o Oscar está quase certo para Jared Leto.

Veredicto:

Quem irá vencer: Jared Leto (Clube de Compras Dallas)
Quem deveria vencer: Jared Leto (Clube de Compras Dallas)

  • Melhor atriz coadjuvante:

Uma das categorias mais fortes desta edição do prêmio. A disputa pela estatueta de atriz coadjuvante será liderada por duas atrizes muito talentosas, cujo embate terá um final imprevisível. Lupita Nyong’o por 12 Anos de Escravidão e Jennifer Lawrence por Trapaça, são as principais candidatas. Ambas estão fenomenais em seus papéis, mas Nyong’o é absolutamente soberba, e conta com a vantagem de Lawrence já ter vencido o prêmio de Melhor Atriz ano passado. As chances dela repetir o feito em 2014 são pequenas.

Veredicto:

Quem irá vencer: Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão)
Quem deveria vencer: Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão)

Outras categorias:

  • Melhor roteiro original:

Quem irá: Spike Jonze (Ela)
Quem deveria: Spike Jonze (Ela)

  • Melhor roteiro adaptado:

Quem irá: John Ridley (12 Anos de Escravidão)
Quem deveria: Billy Ray (Capitão Phillips)

  • Melhor fotografia:

Quem irá: Emmanuel Lubezki (Gravidade)
Quem deveria: Emmanuel Lubezki (Gravidade)

  • Melhor trilha sonora:

Quem irá: Steven Price (Gravidade)
Quem deveria: Steven Price (Gravidade)

  • Melhores efeitos visuais

Quem irá: Gravidade
Quem deveria: Gravidade

  • Melhor filme animado:

Quem irá: Frozen: Uma Aventura Congelante
Quem deveria: Vidas ao Vento

  • Melhor filme estrangeiro:

Quem irá: Itália (A Grande Beleza)
Quem deveria: Itália (A Grande Beleza)

  • Melhor documentário:

Quem irá: O Ato de Matar
Quem deveria: O Ato de Matar

Roberto Fideli

Jornalista e mestrando da Faculdade Cásper Líbero. Fanático por cinema, desenhos japoneses, fantasia e ficção científica. Seu sonho é ser piloto de naves espaciais, mas não tem coordenação motora para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *