RPG – o que é uma personagem carismática?

1

Desde as áureas épocas do Super Nintendo, nos identificamos com algumas personagens muito carismáticas. Quem é que nunca ouviu falar no encanador Mário, do jogo Super Mario, por exemplo?

O simpático e avermelhado encanador, no entanto, é apenas um exemplo de personagem que atrai pessoas. Mario possui algumas características que o colocam como carro-chefe das personagens carismáticas. Aí vão algumas características:
Conheça agora!
1) Visualmente agradável: A personagem possui um visual que não agride os olhos, seja por um visual fofo e bonitinho, como o simpático encanador acima, seja por ter um belíssimo visual, como por exemplo Yuna, de Final Fantasy X:
Isso porque não é uma imagem dela em Final Fantasy X-2!

2) Possui uma frase marcante: Apesar de não ser uma característica essencial, muitas personagens carismáticas possuem o seu bordão – e não apenas no mundo dos jogos. Afinal de contas, quem nunca imitou ou riu de alguma imitação do grande deus das comunicações brasileiro, Sílvio Santos, vulgo Senor Abravanel, que atire a primeira pedra. No plano dos jogos e desenhos, temos o também muito conhecido “Whatever”, do emo frio e calculista Squall Leonhart, de Final Fantasy VIII, e o “Kakarotto!”, do grande Vegeta, de Dragon Ball Z.

Não, Squall, é CLARO que você não é emo.
 

3) Possuir uma personalidade marcante: Essa característica é minimamente controversa – nem todas as personagens a possuem, e há alguns que a possuem em excesso. Como se esquecer da grande maga Arche, de Tales of Phantasia, com seu jeito espevitado e malandro, por exemplo?

Sim, ela parece santa. Mas só parece.

Naturalmente, tais características são apenas alguns “padrões” que notei, e que obviamente expressam única e exclusivamente a minha opinião. Falando em opinião, eis um ligeiro top 5 de personagens que considero incríveis:

5) Megaman Vollnut – Megaman Legends

Tranqüilo, aventureiro, gentil e corajoso, Megaman é o típico herói fofo que é o sonho de todas as meninas… virtuais, porque nunca vi uma menina real gostar de um cara assim. Aparte disso, Vollnut possui um passado conturbado, um visual muito bacana, em minha opinião, e mesmo em batalhas consegue não perder o espírito cavalheiresco, uma de minhas metas de vida. Afinal, uma hora eu vou precisar parar de xingar igual um marinheiro bêbado.

4) Ramza Beoulve – Final Fantasy Tactics, Final Fantasy Tactics – War of Lions

Ramza é o protagonista de Final Fantasy Tactics. Pertencente a uma família de famosos guerreiros, ele começa a tomar parte em uma guerra que cobre todo o continente de Ivalice. Desacreditado e desonrado, Ramza parte para salvar a princesa do reino, lutando contra diversos inimigos tendo como força apenas sua fé no que faz. É um dos protagonistas mais incríveis e mais trágicos que já vi.

3) Hwoarang – Tekken

Hwoarang não é protagonista. Aliás, ele é justamente o antagonista dos jogos de Tekken, sendo o principal rival de Jin Kazama. Hwoarang é persistente, se recusando a parar até derrotar seu inimigo; rebelde, tendo fugido dos quartéis do exército coreano apenas para entrar no Torneio do Rei do Punho de Ferro para enfrentar Jin; e esquentado, sendo que conseguiu arranjar briga com Steve Fox e tomou Kazama como seu arquirrival apenas porque foi a única pessoa que ele não conseguiu derrotar em uma briga de ruas. Apesar disso tudo, Hwoarang respeita muito seu mestre – aliás, arrisco dizer que é o único superior que ele respeita!

2) Rufus – Valkyrie Profile 2: Silmeria

Apesar de minha fascinação por arqueiros não ter começado de modo algum com Rufus, ele certamente foi um forte contribuinte ao seu aumento. Seu visual é incrível, sua classe é minha classe favorita, e seu jeito metido e arrogante me lembra muito a minha própria pessoa. Sua história é ótima, também, apesar de um tanto quanto triste. De qualquer modo, Rufus é um dos melhores arqueiros do jogo, e ajuda Alicia, a personagem principal, em diversos momentos. Realmente merece a posição.

1) Balthier – Final Fantasy XII, Final Fantasy XII – Revenant Wings, Final Fantasy Tactics – War of Lions

Ffamran mied Bunansa, vulgo Balthier, assume de longe a posição de minha personagem favorita. Com seu visual estiloso, seus modos arrogantes e frios e seu bordão (“I’m the leading man!”), Balthier certamente roubou para si os holofotes de Final Fantasy XII. Apesar de parecer um mercenário amoral e sem coração, revela-se que, na verdade, ele é um homem generoso e altruísta, ainda que ele demore um pouco para demonstrar isso. Balthier também foi o principal responsável pelo incrível amadurecimento de Vaan ao decorrer da série – a ponto de Vaan tomar para si a frase “I’m the leading man”. Considerando que Vaan era um pirralho babão e mimado, deve-se congratular Balthier pelo feito, seja por ter servido como inspiração, seja por realmente ter ensinado algo a ele.

Balthier também possui uma companheira, uma viera chamada Fran. Apesar de nada ter sido confirmado, é de se pensar que ambos formam um casal, pelo modo como Fran fala de Balthier quando estão separados momentaneamente em Final Fantasy XII – Revenant Wings.

Por essas e outras, digo com propriedade que Balthier é meu personagem favorito. Também, como não poderia ser? Ele é minha meta para o futuro!

Sugestões? Críticas? Xingamentos? Qual o seu top 5 de personagens? Comente aqui! E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/WhosGeek

Até a próxima!

Comments

comments

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here