Seis Melhores Filmes de Ficção Científica

Para os que querem conhecer um pouco mais sobre o cinema de ficção científica, selecionamos o que acreditamos ser os seis melhores filmes do gênero a a aparecerem nas telonas.

#6 – Inimigo Meu (Enemy Mine, EUA/ALE, 1985). Dir. Wolfgang Petersen.

Um piloto de combate interpretado por Dennis Quaid é abatido por um alienígena e ambas as naves caem em um planeta deserto. Embora totalmente diferentes, os dois terão que coexistir se quiserem sobreviver. Um filme inesperado e desconhecido, com ótimos desempenhos e um final maravilhoso.

#5 Gattaca (Gattaca, EUA, 1997). Dir. Andrew Niccol

Em um futuro em que a manipulação genética, um “humano imperfeito” interpretado por Ethan Hawke, assumirá a identidade de outra pessoa (Jude Law) para perseguir seu sonho de alcançar as estrelas. Um filme simples, repleto de ideias cativantes e inesperadamente poéticas.

#4 Alien, O Oitavo Passageiro (Alien, EUA, 1979). Dir. Ridley Scott

Uma nave mineradora encontra um ovo alienígena em um planeta misterioso. Logo a tripulação descobre que há um novo e mortífero passageiro à bordo. Filme clássico estrelado por Sigourney Weaver, foi um dos responsáveis por inaugurar o gênero do terror na ficção científica. Inteligente, sofisticado, assustador e com uma grande protagonista feminina.

#3 2001, Uma Odisseia no Espaço (2001, EUA, 1968). Dir. Stanley Kubrick

Um dos filmes mais importantes da história da ficção científica, 2001 é um clássico de Stanley Kubrick com roteiro de Arthur Clarke. Depois que um estranho artefato alienígena é descoberto na Lua, a humanidade nunca mais será a mesma. Realista, tenso e ousado, 2001 é um filme obrigatório para amantes da FC, e para aqueles que querem conhecer mais sobre o gênero.

#2 Blade Runner, O Caçador de Androides (Blade Runner, EUA, 1982). Dir. Ridley Scott

Outro clássico de Ridley Scott, Blade Runner é considerado um dos melhores filmes de FC de todos os tempos. Androides chamados de ‘Replicantes’ fazem um motim numa nave e escapam para a Terra. Um agente especial interpretado por Harrison Ford vai “à caça” deles. Um filme maravilhosamente ambientado e que fala muito sobre a condição humana, é um dos inauguradores do subgênero cyberpunk. 

#1 Filhos da Esperança (Children of Men, ING/MEX, 2007). Dir Alfonso Cuarón

Em um futuro onde a humanidade não consegue mais ter filhos, um homem comum deve ajudar uma garota com um segredo a atravessar o país. Esta obra prima do mexicano Alfonso Cuarón é um filme extraordinariamente filmado, atuado e dirigido. Mas também surpreende pelo realismo por trás de suas alegorias, e de ideias assustadoras que, cada vez mais, falam sobre nosso mundo contemporâneo. Melhor filme de FC do século XXI.

Roberto Fideli

Jornalista e mestrando da Faculdade Cásper Líbero. Fanático por cinema, desenhos japoneses, fantasia e ficção científica. Seu sonho é ser piloto de naves espaciais, mas não tem coordenação motora para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *