Star Wars para crianças: os livros de Jeffrey Brown #DiadosPadawans

A Editora Aleph tem investido bastante na publicação de livros de Star Wars, e não só os romances mais complexos e, digamos, adultos. Eles também trouxeram para o Brasil alguns dos livros infantis em quadrinhos do autor Jeffrey Brown. O último deles, Boa Noite, Darth Vader, foi lançado neste mês de outubro, e faz parte da série que já conta com Darh Vader e filhoA princesinha de Vader. Os três foram traduzidos por Mateus Duque Erhtal.

img_1188

Nesse simpático livrinho ilustrado, Darth Vader tenta colocar os gêmeos Leia e Luke Skywalker para dormir, mas eles não querem deitar. Para isso, ele conta uma historinha com frases rimadas sobre vários personagens e criaturas da série Star Wars. Não é preciso dizer que todas as ilustrações são extremamente fofas. Mesmo quando são monstrinhos.

Esses três livros de Jeffrey Brown são livros bastante infantis, que se passam em um “universo paralelo”, digamos assim, no qual Darth Vader é quem cria os gêmeos. Com muito humor e referências às situações clássicas dos filmes, todos são muito fofos e divertidos, mesmo para quem já tem mais idade. Mas imagino que sejam uma ótima maneira de introduzir os padawans no universo da série, mesmo que basicamente seja um spoiler gigantesco o Darth Vader criando os filhos! Mas, até aí, podemos considerar isso um spoiler depois de tanto tempo? ¯\_(ツ)_/¯

img_1184

Já os outros dois livros do autor lançados, Academia JediAcademia Jedi: O Retorno de Padawan. Essas são histórias em quadrinhos, mais complexas e fazem parte de uma trilogia, cujo último livro tem lançamento previso para 2017 aqui no Brasil. Eles funcionam meio que como um diário do pequeno Roan Novachez, um menino de Tatooine que tinha como sonho ir para a Academia de Pilotos, mas que acaba na Academia Jedi. Ele conta sobre seus dias na Academia, seus amigos, aulas, inimigos e ainda cria sua própria historinha em quadrinhos de um piloto Eowk.

A história é bastante cativante e muito divertida, com ensinamentos e questionamentos direcionados para crianças, como a necessidade de treino e paciência para atingir seus objetivos e a importância da amizade. Além disso, Roan passa por algumas situações como qualquer outra criança: colegas praticam bullying, tentam levar Roan para o Lado Sombrio da Força, ou simplesmente fazem pegadinhas típicas de internatos.

img_1185

Ele também tem desentendimentos com os amigos, se apaixona pela primeira vez e descobre que talvez, não seja muito bom em levitar coisas… Fora que eles têm aula com o Yoda, que fala tudo ao contrário e deixa Roan confuso. É como se a série se passasse antes da tomada de poder pelo Imperador Palpatine, com os padawans sendo treinados para serem Jedi. Só espero que o Roan não esteja por lá quando o Anakin aparecer… Os dois livros lançados foram traduzidos por Isadora Prospero

img_1187

Ano passado, fiz uma resenha do primeiro Academia Jedi no canal da Sibelle Lobo, caso queiram dar uma olhada!

Se quiser comprar os livrinhos, você os encontra aqui:

Darth Vader e Filho / A Princesinha de Vader / Boa Noite, Darth Vader
Academia Jedi / Academia Jedi: O Retorno de Padawan

E, se você quer saber como ler os outros livros de Star Wars, fiz um vídeo explicando.

Gabriela Colicigno

Jornalista, ruiva, nerd, geek e louca por chocolate. Passa a maior parte do tempo do dia no computador, vendo seriados no Netflix, lendo um livro, ouvindo música ou brincando com os gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *