Adaptação de ‘Star Wars Episódio I’ tem arte de Al Williamson

Adaptações de filmes para os quadrinhos costumam ser meio rígidas e até monótonas, especialmente em comparação com muitas HQs originais por aí. Não há muito o que se fazer em relação às transições de cenas ou em termos da criatividade da quadrinização – é preciso cobrir muito espaço, obedecer ao roteiro do filme, encurtar situações, e eliminar pequenas gags, surpresas e sacadas que funcionam no tela mas não têm espaço nas páginas em quadrinhos. Essas adaptações muitas vezes acabam sendo apelas lembretes do filme, sem grandes qualidades próprias.

Star Wars Episódio I A Ameaça Fantasma Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma toca essa síndrome, com o agravante de ser a adaptação de um filme (lançado em 1999) que deixou claro que as décadas que George Lucas passou sem dirigir nada enquanto brincava de magnata e inovador da indústria o levaram para a trilha da decadência artística. Perdeu-se, principalmente, o estilo naturalista que marcou não apenas o primeiro filme de Star Wars em 1977, mas também seus filmes anteriores, como a ficção científica distópica de pós-holocausto nuclear THX-1138 e o seu primeiro sucesso de bilheteria, American Grafitti (Loucuras de Verão, no Brasil). Não dá para ser naturalista e espontâneo cercado de telas verdes…

O trunfo deste álbum de belo colorido e capa dura é a beleza e a exatidão das imagens em relação ao filme – em termos de roupas, artefatos e veículos. Rodolfo DaMaggio, responsável pelo lápis, é um bom fisionomista, qualidade reforçada pela arte-final do lendário Al Williamson e sua delicada precisão.

Nascido em 1931, Williamson foi uma lenda dos quadrinhos, herdeiro de Alex RComics Star Wars clássicos 4aymond desenhando revistas de Flash Gordon durante a década de 1960; membro da famosa “Fleagle Gang” (grupo de artistas do qual também fizeram parte Roy Krenkel, Frank Frazetta e Gray Morrow); e duas vezes ganhador do Prêmios Eisner, além de entrar no Hall of Fame desse prêmio em 2000. Williamson havia quadrinhos de Star Wars na década de 1970, incluindo uma adaptação (com roteiro de Archie Goodwin) do melhor filme da franquia, O Império Contra-Ataca (1980) – vista recentemente no Brasil nos volumes 4 e 5 da coleção em capa dura Comics Star Wars Clássicos, da Planeta DeAgostini. Al Williamson faleceu em 2010, aos 79 anos, e seus fãs brasileiros talvez enxerguem em Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma uma homenagem a esse artista que deixou sua marca no mundo dos quadrinhos de ficção científica.

Tenho uma queda por capas com vários elementos e personagens na composição, uma marca de Star Wars em quase todos os seus produtos – e bastante ausente das capas de livros de ficção científica na atualidade. Responsável pela capa deste livro, Hugh Fleming é um mestre nesse tipo de composição. Na galeria de capas, ao final do volume, há mais quatro ótimas ilustrações dele.

Tudo isso faz de Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma um belo livro para dar de presente ou ter na estante e folhear sempre que quiser.

–Roberto Causo

Star Wars Episódio II Ataque dos Clones

Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (Star Wars Episode I: The Phantom Menace), adaptação de Henry Gilroy, desenhos de Rodolfo DaMaggio e arte-final de Al Williamson. São Paulo: Panini Books, 2014 [1999], 110 páginas. Capa de Hugh Fleming. Tradução de Magda Lopes & Paulo França. ISBN: 976-65-8368-040-6.

Nas bancas: Já está à venda Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones, adaptado por Henry Gilroy com desenhos de Jan Duursema e arte-final de Ray Krissing, além de arte de capa de Tsuneo Sanda.

 

 

Roberto Causo

Escritor de ficção científica e fantasia, autor dos romances "A Corrida do Rinoceronte" e "Glória Sombria", e das novelas premiadas "Terra Verde" e "O Par".

2 comentários em “Adaptação de ‘Star Wars Episódio I’ tem arte de Al Williamson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *