Top 5: Piores Planos de Vilões

A maioria das obras de ficção focadas em herói (principalmente as mais feijão-com-arroz) é composta por três atos; Introdução dos personagens, elaboração do conflito, resolução. O conflito é o coração das histórias de games, histórias em quadrinhos, jogos etc. Nessas mídias, o vilão ocupa esse espaço, pois cabe a ele gerar o conflito que trará o herói em destaque, dando significado a sua existência.

Infelizmente, muitas dessas elaborações de conflitos possuem falhas na trama, e fazem os vilões parecerem verdadeiros palhaços (não do tipo Coringa), sem saber o que estão fazendo ou adotando táticas absurdas para isso. Essa lista (uma opinião!) dos piores planos de vilões contém alguns exemplos disso.

5- Congelar uma cidade, para pedir dinheiro em resgate; Mr. Freeze (Filme Batman & Robin (Joel Schumacher/1997) 

vilao_1

Objetivo: Sua esposa, Nora, encontra-se congelada, pois está em um estágio terminal de uma doença incurável. Precisa obter muito dinheiro para pesquisar a cura.

Plano: Roubar vários diamantes, para transformar o telescópio de Gotham em um raio congelante, congelar a cidade toda e exigir o dinheiro necessário como resgate para descongelar as pessoas.

Por que é idiota: Partindo do principio que pessoas continuarem vivas após serem congeladas (o que definitivamente NÃO ACONTECE) faz parte da suspenção de descrença, e que o vilão contava com a certeza de que derrotaria o batman,  o plano ainda seria um fracasso caso isso fosse bem sucedido:  Mesmo com o dinheiro pago, o vilão (cuja a identidade foi revelada para o mundo todo desde o inicio) jamais conseguiria comprar equipamentos científicos caros, contratar pessoas qualificadas e montar um laboratório funcional sem revelar sua localização. Aliás, é bem possível que o próprio pagamento fosse revertido após as pessoas serem salvas. PIOR, para atingir seus objetivos,  Freeze se aliou a outra vilã (hera venenosa) cujos objetivos eram completamente opostos a ele, manter o mundo repleto de plantas. Não teria sido mais fácil pedir a Bruce Wayne o dinheiro, visto que seu mordomo, uma das 3 pessoas com quem ele se importa no mundo, sofre da mesma doença?

4- Bartô Crouch Jr. (Livro Harry Potter e o Cálice de fogo/ J.k. Rowling/2000)

vilao_2

Objetivo: Transportar o herói, Harry Potter, para a presença de seu chefe, Voldemort, para que o feitiço da reconstrução do corpo possa ser realizado.

Plano: Assumir a identidade do maior caçador de bruxos das trevas e professor da escola de Hogwarts, encantar um troféu com um feitiço de teletransporte e trapacear no torneio para que Harry seja o primeiro a levantar o troféu.

Por que é idiota: O que surpreende nesse plano é a quantidade de trabalho desnecessário que o vilão se submete, sendo que no final das contas, tudo que ele precisava era fazer o herói tocar em um objeto. A escolha do professor a ser substituído foi péssima, precisou ficar meses fingindo ser outra pessoa na presença de bruxos muito habilitados em ler pensamentos, precisou ficar elaborando uma poção muito rara e de difícil preparação, precisou trapacear em um torneio supervisionado pelo bruxo mais poderoso da terra, entre outras coisas. Uma capa da invisibilidade e uma substituição de óculos teriam feito o mesmo, com um centésimo do trabalho e um centésimo das chances do plano ser descoberto.

3- Mestre do Santuário (anime Os Cavaleiros do Zodiaco/ Masami Kurumada/1986)

vilao_3

Objetivo: Destruir a verdadeira deusa Athena.

Plano: Enviar soldados mais fracos primeiro, todos sozinhos e aumentar progressivamente a força dos soldados escolhidos.

Por que é idiota: Quando o anime cavaleiros do zodíaco inicia sua história, o Mestre do Santuário praticamente venceu. Dos 88 cavaleiros do santuário, mais do que 70 foram enganados, e pensam que o mestre recebe suas ordens diretamente de Athena, enquanto acham que a verdadeira Athena (Saori Kido) é uma impostora. Dentre esses, pelo menos 9 dos 12 mais poderosos, os cavaleiros de ouro. Os defensores da verdadeira Athena são, no total, 10 cavaleiros de bronze ( os menos poderosos) e 2 cavaleiros de ouro. Ao invés de usar sua grande vantagem numérica, e atacar com toda a sua força, o mestre prefere enviar um a um começando pelos mais fracos. Dessa forma, os heróis conseguem derrota-lo, uma vez que são praticamente treinados por essas lutas, sempre em combates convenientemente justos.

2- Carver (Filme 007 – O amanhã nunca Morre/ Roger Spottiswoode/ 1997)

vilao_4

Objetivo: Começar uma guerra mundial, para vender jornais.

Plano: Uma série de trapaças e manipulações de poder utilizando tecnologias a prova de radar

Por que é idiota: Desde o inicio, o vilão é um bilionário, dono de várias mídias e capaz de lançar satélites particulares e construir navios a prova de radar. Quanto dessa infra-estrutura compensa destruir para vender jornais de uma guerra, apenas por ser o primeiro a lançar essas notícias? Isso não iria destruir a concorrência, que também poderia vender as notícias, apenas alguns minutos depois. Mesmo se fosse bem sucedido, não está claro o que esse vilão tem a ganhar com isso.

1- Belloq (filme Os Caçadores da Arca Perdida/Steven Spielberg/1981)

vilao_5

Objetivo: Encontrar a arca da aliança, e utilizar ela como arma de guerra

Plano: Uma série de interrogatórios, pesquisa e escavações arqueológicas:

Por que é idiota: O Mais surpreendente desse plano é que ele dá certo! O herói, Indiana Jones, não altera a história em praticamente nada. Mas, os vilões não fizeram a pesquisa direito e não sabiam que precisavam fechar os olhos para utilizar a arca, portanto foram destruídos por ela. Clássico exemplo de cachorro correndo atrás de carros, sem saber direito o que fazer com ele.

Martin Barbosa

Jogo magic com Storm, Diablo 3 com feiticeiro e super smash bros com Yoshi.

Um comentário em “Top 5: Piores Planos de Vilões

  • 26/05/2014 em 19:35
    Permalink

    o coringa certa vez deixou todos os peixes de gotham com a cara dele, deus sabe porque

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *