This War of Mine – Um Retrato da Guerra

O mercado de videogames está bem servido de jogos que se ambientam em cenários de guerra. Desde os mais conhecidos, como Call of Duty e Battlefield, até os futuristas como Halo, não faltam opções para os jogadores que gostam de first-person shooter. Mas nos últimos anos, produtoras tem trazido novas abordagens para o tema, como o caso de This War of Mine, lançado no final do ano passado.

this_war_of_mine_1

Sem campo de batalha, tiros em primeira pessoa ou grande missões para conquistar honra, o jogo produzido pela 11 Bits Studios coloca você no papel do sobrevivente de uma guerra civil. Agora você vai precisar construir equipamentos básicos para sua sobrevivência, defender seu refúgio de saqueadores, fazer comércio com outros sobreviventes e, o mais importante, se manter vivo.

this_war_of_mine_2

Não pense, no entanto, que o jogo é um tipo de The Sims. This War of Mine é um game pesado. Durante o jogo, você deve fazer escolhas que te levaram a roubar e talvez até a matar. Dependendo de suas escolhas, seus personagens podem ficar feridos, doentes, deprimidos ou simplesmente morrer de fome. Não há um final feliz aqui, há a luta pela sobrevivência e, se você der sorte, estará vivo quando a guerra acabar.

this_war_of_mine_6

O jogo ganha pontos pelo roteiro original e também pelo cenário, caótico e destruído, que envolve o jogador. A cada inicio de jogo, você começa começa com personagens diferentes, como Marko, o bombeiro, ou Bruno, que tinha um programa de culinária, embora o mapa da cidade seja sempre o mesmo, a cada playthrough, cada lugar tem uma característica. A Igreja as vezes é ocupada por um padre e mendigos, que podem te ajudar a conseguir itens necessários, ou por uma milícia armada e extremamente perigosa.

Pesado e intenso, o jogo ainda sim mantém características extremamente reais. Talvez sua única coisa irrealista seja o fato dos moradores do abrigo não brigarem entre si. Entre todas suas qualidades, This War of Mine é sem dúvida um dos jogos mais bem trabalhados lançados em 2014.

Jogo: This War of Mine
Desenvolvedora: 11 Bits Studio
Plataformas: PC
Data de Lançamento: 14 de novembro de 2014
Preço: R$36,99

Yolanda Moretto

Jornalista, geek, rato de biblioteca, gamer. Formada pela Faculdade Cásper Líbero, atualmente estuda Ciências Sociais na USP e trabalha com assessoria de imprensa.

Um comentário em “This War of Mine – Um Retrato da Guerra

  • 04/02/2015 em 06:22
    Permalink

    Muito bacana! Gostei do tema!
    Pena que não saiu pra consoles!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *